Na área de engenharia, a segurança nas construções é um assunto de ordem prioritária para os especialistas do setor. O desafio está em ultrapassar as discussões sobre métodos preventivos e normas de segurança para procedimentos abordados de forma simples e esclarecedora. Assim, o laudo de vistoria de vizinhança entra neste cenário, como documento elaborado de medida preventiva, registrando de maneira efetiva as reais condições construtivas dos imóveis que já existem ao redor da futura construção.

laudo de vistoria de vizinhança é um documento elaborado antes do início dos serviços e tem o intuito de definir tecnicamente as possíveis anomalias e gerar comparações futuras, caso necessário. Assim, funciona como garantia e torna-se essencial para a atribuição da responsabilidade dos reparos, caso alguma das partes se sinta lesada e leve o caso à esfera judicial. O fator é tão sério que pode ocasionar o embargo da obra e atrasos no cronograma físico. São avaliados os seguintes aspectos:

  • Estado de conservação/manutenção em geral;
  • Padrão construtivo;
  • Posição do imóvel em relação à obra;
  • Existência de trincas e rachaduras;
  • Existência de infiltrações;
  • Identificação de qualquer patologia pré-existente.

Outras vistorias:

Laudo de Inspeção Predial

Realizado quando o edifício está fora da garantia da construtora, por solicitação do condomínio, o laudo de inspeção predial visa uma vistoria minuciosa para identificar as áreas mais críticas do imóvel. Esta análise resulta em um laudo baseado no atendimento da ABNT NBR 5674 – Manutenção de Edificações – que identifica por exemplo trincas, vazamentos, anomalias elétricas, entre outros.

Desta forma, o síndico pode programar serviços do prédio elencando os fatores de maior prioridade e programa seu fluxo de caixa para atender a manutenção preventiva em detrimento da manutenção corretiva, que onera financeiramente os cofres do condomínio e causa um transtorno enorme aos moradores.

Laudo de Produção Antecipada de Provas

Mais um trabalho pericial que pode ser solicitado pelos condôminos durante o prazo de garantia da construção o Laudo de Produção Antecipada de Provas é documento técnico que se baseia em ação judicial para pleitear melhoria de elementos construtivos que foram entregues fora do padrão de qualidade ofertado.

Ressaltamos a importância de todos estes documentos serem elaborados por um profissional qualificado que tenha a expertise de, a partir da vistoria, identificar a existência ou não de falhas no projeto além de constatar o estado de conservação e de manutenção em geral, padrão construtivo e posição do imóvel em relação à obra pretendida. Assim  como a inspeção predial, que já abordamos anteriormente no artigo 4 razões para considerar a inspeção predial no seu condomínio, este é mais um registro minucioso que conta com estudos, análises e levantamentos técnicos que registra com fotos a comprovação de conservação do imóvel.

    Responda o formulário abaixo para que possamos entrar em contato com você!