inspeção predial é a verificação profissional das condições de manutenção e de uso das edificações e engloba atividades que objetivam conservar a capacidade funcional de edifícios e de todas as partes que as constituem e que são essenciais para atender as necessidades dos usuários e mantê-los em segurança.

Estudos realizados em diversos países apontam que os gastos anuais com a operação e manutenção das edificações em uso variam até 2% do seu custo inicial. Um investimento considerável que nem sempre está previsto no planejamento orçamentário e por este motivo tende a comprometer a segurança e salubridade das instalações do edifício, além da qualidade de vida dos moradores, que usufruem das instalações do condomínio em que residem. Recentemente abordamos a importância do planejamento orçamentário no artigo 6 erros que podem atrasar a entrega de uma obra. Importante destacar que a inspeção predial é fundamental para manter o prédio em bom estado de conservação e garantir que ele não perca o seu valor ao longo dos anos.

norma NBR 5674 criada pela ABNT garante responsabilidade e regulamentação na manutenção e conservação dos edifícios, consolidando diretrizes gerais para gerenciamento e implantação dos planos de manutenção, direcionados aos usuários visando resguardá-los, sejam eles proprietários ou síndicos.

Porém, há algo que provavelmente você ainda não sabe! Desde 2012 a inspeção predial é exigida por lei. Legalmente os prédios que exigem vistorias técnicas são residenciais, comerciais e públicos e passam por avaliação de pequenas avarias até situações mais críticas que podem exigir reparos urgentes.

Edifícios mal preservados ou que somente atuam de forma corretiva, terão que se adequar às novas regras e como a mesma vem como força de lei, até que se inicie uma fiscalização regular, poderá ocorrer uma enorme demanda pelo serviço, e consequentemente uma elevação de custos para adequação. Portanto é sempre bom ter um plano de contingência e contar com empresas e profissionais habilitados.

Conheça os benefícios de atender a norma NBR 5674 da ABNT:

1. Valorização do patrimônio do seu imóvel

São poucos os síndicos que realmente deixam o empreendimento em perfeitas condições de uso, seja por falta de verbas, má informação ou simplesmente desleixo. Assim, serviços necessários são deixados para trás, sucateando os edifícios. Dentre as inúmeras vantagens da inspeção predial destacamos a obtenção de uma visão sistêmica da gestão e operação, além do detalhamento do estado de conservação e manutenção da edificação, com a indicação da priorização das ações a serem adotadas, subsidiando à tomada de decisões e propiciando a avalição do imóvel para garantir sua valorização e modernização. O Plano de manutenção visa manter o condomínio conservado, valorizando o patrimônio e aumentando o bem-estar de todos. Portanto, aposte na manutenção preventiva.

2. Maior segurança

Não é difícil encontrar edifícios que geram risco de saúde e segurança a seus ocupantes em função de obras realizadas sem a devida responsabilidade técnica necessária. Quando a segurança é colocada em primeiro lugar, medidas importantes como a criação de um laudo de Inspeção Predial devem ser levadas em consideração para que imóveis sejam certificados de que estão em plenas condições de uso e podem ser habitados com segurança e responsabilidade.

3. Aumento na vida útil do imóvel

As estruturas de casas, apartamentos e edificações comerciais sofrem com desgastes naturais ao longo do tempo. Se não verificadas com atenção, podem causar patologias e reduzir a vida útil da construção. Assim, os especialistas recomendam que a vistoria na inspeção predial inclua, pelo menos, os sistemas construtivos e elementos de estrutura, impermeabilização, instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos externos em geral, esquadrias, revestimentos internos, elevadores, climatização, exaustão mecânica, ventilação, coberturas, telhados, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas. Com a realização de vistorias técnicas periódicas, os responsáveis pelos imóveis verificam as condições de conservação, estabilidade e segurança e garantem, quando necessário, a execução das medidas reparadoras que podem garantir a vida útil do imóvel.

4. Menor necessidade de reparos futuros

Sabemos que muitos condomínios, passam por dificuldades financeiras e desta forma, não realizam as manutenções básicas para a garantia do desempenho de seus diversos sistemas. Mas problemas de gestão e financeiros deverão ser resolvidos de alguma maneira, pois dificuldades prediais tendem a crescer e seus reparos são mais difíceis e demandam intervenções maiores, além de que os valores crescem de forma exponencial.  Por este motivo, a inspeção predial faz-se necessária, pois previne que reformas estruturais aconteçam futuramente, oriundas da falta de atenção a problemas já existentes que não tem o devido olhar de um profissional habilitado. Lembramos a importância de um profissional habilitado para evitar problemas na execução das obras e, principalmente, para que elas não sejam entregues com atrasos, causando inúmeros transtornos ao condomínio. Abordamos este assunto no artigo 7 motivos da importância da produtividade na área da construção.

O profissional capacitado para a inspeção predial é o engenheiro, o arquiteto ou a empresa que presta serviços de conservação, desde que estejam registrados no Conselho de Profissionais, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O resultado da vistoria é a elaboração e a entrega do laudo técnico, que nada mais é do que um documento que atesta as condições de estrutura, segurança e conservação da construção.

inspeção predial diminui o risco de acidentes e permite um melhor direcionamento dos investimentos nos condomínios e adequações do plano de manutenção. Vale a pena consultar um profissional habilitado e garantir todos os benefícios da inspeção predial.

    Responda o formulário abaixo para que possamos entrar em contato com você!